Escola do Idoso
A Escola de Idosos é uma metodologia que permite auxiliar os mais velhos a lidar com suas questões de vida de forma tranquila e determinada. Sabemos que algumas questões atingem a idade madura e é nesse foco que pretendemos trabalhar. Um plano de duas vezes por semana, presencial ou online faz com que os participantes se envolvam numa série de tarefas ou conversas que os ajudarão a melhorar sua relação com a vida.
Como tudo começou
Esse trabalho começou no consultório desde o trabalho realizado com crianças onde utilizamos as técnicas do trabalho em grupo ao mesmo tempo que realizávamos exercícios com as crianças. Depois criamos o grupo do Angústias da Maturidade do facebook e a partir de diversas reuniões percebemos o quanto essa metodologia é benéfica para os participantes. A partir daí fomos evoluindo no curso de mestrado em Gerontologia da USP inclusive aprendendo a lidar com avaliações da Qualidade de Vida, instituidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que é o que nos propomos nesse projeto.
Dessa forma pretendemos disseminar essa teoria e paralelamente acompanhar os participantes idosos avaliando seus índices de Qualidade de Vida bem como novas alternativas para aprimorar nosso trabalho.
Por que chamamos de escola?
O conceito de ESCOLA passa pela idéia de formar e desenvolver o indivíduo em seus aspectos cultural, social, cognitivo e diversas orientações nos aspectos nutricionais e da saúde física (esportes). Como consideramos que à medida que a idade avança nossa relação com o mundo muda e portanto, as condições de viver nesse novo mundo, onde tudo muda, rapidamente como a cultura, regras, tecnologia também exige um novo aprendizado. Temos de conhecer a tecnologia, nos adaptar ao corpo físico, treinar nossas capacidades cognitivas, nos socializar e dessa forma entendemos que novos aprendizados acontecerão mas agora, diferente da nossa infância, adaptados aos novos tempos e ao nosso mundo agora mais experiente, mais velho, com objetivos diferentes e muito mais. Seja, bem-vindos à Escola de Idosos.
O trabalho em grupo
A possibilidade de discutir temas em grupo permite que haja uma nova elaboração dos conteúdos colocados na troca de idéias. Utilizamos a metodologia da psicanálise em grupo vinda de diversos autores como Freud, Bion, Pichon-Rivière e outros. Essa metodologia utilizamos nas nossas reuniões em grupo do Angústias da Maturidade, nas empresas e no nosso consultório sempre obtendo resultados de muito conforto para os participantes.
Portanto, esta é a forma que encontramos para ministrar as reuniões da Escola do Idoso, usando a técnica de grupos da psicanálise que permite que as questões emerjam e possam ser tratadas nas reuniões.
Essa forma de atuação repassamos aos participantes através do curso para ser franqueado da Escola de Idosos na parte referente ao trabalho com grupos.
Memória e Emoção
É sabido que nossas memórias tem uma relação direta com as emoções que nós sentimos. Independente de ser um sentimento negativo ou positivo sabemos que no futuro nos lembraremos de fatos que estiveram ligados às emoções. Nesse trabalho nosso intuito é criar momentos e situações que possam se transformar em memórias emotivas como conversar com amigos, dançar, assistir a um filme interessante e devemos nos lembrar que para cada pessoa uma determinada situação pode provocar ou não um afeto e se ligar aos seus neurônios.
Um ponto de discussão
Quando falamos no Mal de Alzheimer sabemos que é uma doença progressiva e que destrói a memória e outras funções mentais importantes. Entretanto queremos nos ater a um ponto que considero importante!
Independente de ser uma doença o Mal de Alzheimer também está envolto numa situação comportamental do idoso, seja pela doença ou seja pela possibilidade de interagir e conseguir criar novos momentos emocionais. O idoso fica, muitas vezes, preso em casa, não sai, não consegue interagir com amigos ou mesmo familiares e portanto podemos pensar, como fica o desenvolvimento cognitivo dele?
Isso quer dizer que poucas situações são criadas que possam ser sedimentadas na sua memória e lembradas futuramente como emoções.
Portanto, o que falamos aqui não é necessariamente relacionado ao Mal de Alzheimer mas utilizamos essa doença como uma forma de pensarmos nosso modelo e é nesse contexto que trabalharemos, ou seja, sempre atrelado à busca de possíveis emoções durante o desenvolvimento das tarefas.
Essa é uma tentativa que buscaremos para melhorar as condições dos nossos idosos e estaremos sempre avaliando os resultados obtidos.
Conteúdo
Vertentes (domínios) fundamentais para a Qualidade de Vida
WHOQOL-OLD -Contribuição da Organização Mundial da Saúde na Promoção da Qualidade de Vida
O WHOQOL é uma metodologia de avaliação da qualidade de vida, desenvolvida pela OMS – Organizaçao Mundial de Saúde. A partir da base desse conhecimento que seria o WHOQOL-100 e o WHOQOL-BREF foi desenvolvido o WHOQOL-OLD.
Este questionário procura trabalhar diversas facetas do nosso cotidiano e avaliar com esta a nossa qualidade de vida e é nesse contexto que procuramos orientar nosso trabalho.
O número de questões é de relativa facilidade para ser respondido e envolve a percepção sobre si mesmo em cada um dos tópicos abrangidos.
Como orientamos nosso trabalho
Os participantes da Escola de Idosos fazem um teste do WHOQOL-OLD da OMS para que possamos entender como está sua qualidade de vida afinal, nosso trabalho e buscar a longevidade com qualidade de vida (viver mais e melhor)
Incluiremos o teste de Inteligencia Emocional para que possamos entender quais as características que predominam nos participantes e que se traduzem na sua Inteligencia Emocional. Nesse teste teremos uma idéia de como melhorar as questões interpessoais e intrapessoais facilitando as interações e o olhar sobre si mesmo.
A partir dessa avaliação teremos uma idéia de como criar alternativas direcionadas para os diversos grupos em função das suas condições em cada um dos aspectos avaliados.
As reuniões semanais envolvem atividades e exercícios que contemplam as diversas características essenciais à qualidade de vida como palestras direcionadas a temas específicos feitas por nós ou palestrantes convidados , exercícios, jogos e tudo isso sempre terminando com uma roda de discussões e idéias para que todos possam melhorar suas formas de ver o mundo (ressignificar)
Metodologia
Essa metodologia foi desenvolvida por nós a partir de diversos estudos realizados no curso de Mestrado em Gerontologia da USP e outras pesquisas que desenvolvemos. As características fundamentais para trabalharmos a melhora da qualidade de vida e longevidade dos participantes veio da base de pesquisa em Gerontologia e agregamos nossos conhecimentos como psicanalista e busca de informações sobre o tema no Brasil e exterior.
Teremos cursos especificos para o preparo de pessoas e empresas que tenham interesse em adotar esse método como franqueado.
Acompanhamento de aulas e resultados
Todos os alunos serão cadastrados de maneira que possamos acompanhar os testes realizados e seus resultados. Independente da escola que o aluno frequente esses dados serão compuatdos e servirão para futuras pesquisas bem como para inclusão dos mesmos em nossas políticas de benefícios a ser divulgada em breve.
Local da Escola de Idosos
O nosso modelo de trabalho procura favorecer os participantes de acordo com as suas necessidades.
Temos algumas modalidades de participação no que se refere ao local
- Online para aqueles que possuem dificuldades para se locomover ou moram longe
- Presencial em nosso consultório em Moema ou nas escolas de nossos parceiros
- Dentro de empresas, clubes, condomínios ou outros locais onde haja um grupo interessado
- Franqueados
Quer ser nosso parceiro e utilizar o nosso método da Escola de Idosos?
Preencha o formulário e responderemos com a maior brevidade possível