Para nos prepararmos para um objetivo desse tipo temos de ter um treinamento adequado seguindo todas as premissas necessárias para que o objetivo possa ser cumprido. Independente da idade daquele que resolva ir para essa empreitada estar bem treinado é o mínimo necessário para não ter nenhuma situação que comprometa o resultado. Existem situações imprevisíveis que teremos de superar mas existem aquelas que são previsíveis como subidas extensas e duras, longos percursos etc. Essas são superadas com um bom treinamento.
Aeróbico
Uma das coisas que percebi ao longo dos treinamentos é que eu podia pedalar por muito tempo, numa carga extrema mas a minha frequência cardíaca não subia muito, isso é bom mas ao mesmo tempo não me sentia melhorando nesse quesito. A partir daí resolvi complementar meu treinamento unindo a bicicleta com carga e algumas vezes com menos carga e velocidade, a corrida na esteira com exercicios intervalados em têrmos de velocidade variando em torno 11, 12, 13, 14, 15 k/h e me exercitando no aparelho de remo que também exige uma boa condição cardiovascular.
Força
Durante bons meses pedalei na academia com uma carga bem pesada de forma a simular as montanhas que pretendo percorrer. Como eu já havia pedalado o Caminho de Santiago de Compostela por duas vezes já estava habituado a esse tipo de treinamento e fica mais fácil fazer todos os dias na academia. A carga da bicicleta varia d1 a 30 em têrmos de carga e procurei sempre ficar acima dos 20 e muitas vezes permanecendo no nível 30. Agora no final procuro treinar mais o aeróbico e pedalo num nível acima de 15 por aproximadamente 1 hora.
Percebi quando fiz o Caminho de Santiago que pedalar nesse volume me manteve bem pedalando por 13 dias o dia todo, em média 8horas/dia.
Específico
Para que o treinamento seja eficaz é fundamental que façamos o treinamento específico, ou seja, pedalar na rua, pedalar em terrenos acidentados, subir montanhas ou mesmo ruas íngremes de SP. Simular o ambiente é fundamental para que se possa avaliar a bicicleta, superar problemas mecânicos, trocar pneus, testar a câmera se for utilizar, freios, câmbio, capacete, suporte de águas, alforges e estabilidade com os mesmos cheios de roupas, lanternas etc
Resistência
O treino de resistência é fundamental pois serão de 3 a 4 semanas pedalando todos os dias, provavelmente o dia todo e percorrendo as mais de 50 montanhas do Tour de France, ou seja, não basta subir uma montanha mas se manter bem ao longo de toda etapa e das várias etapas. Por esse motivo pedalar por um tempo maior ou mesmo treinar diversos exercícios ao longo de duas a três horas ajuda na consolidação da resistência necessária para atingir o objetivo de Percorrer as Montanhas do Tour de France (mais de 50)
Musculação
Fazer musculação é fundamental para que o corpo se mantenha “em pé” afinal como dizem “saco vazio não para em pé” e é assim mesmo. Para aguentar pedalando o dia todo, muitas vezes tendo de carregar a bicicleta nos braços por problemas mecânicos ou uma estrada difícil de trafegar temos de ter o corpo em condições de executar essas tarefas. Temos de nos lembrar que a bicicleta pesa em tôrno de 26 kg mais 2 alforges com roupas, ferramentas, mochila, garrafas de água etc tudo resultando em muitos kg a carregar.